segunda-feira, 4 de junho de 2012

Cenários

Passagem? Para onde vamos?
- Não sei!
Como assim. Qual é o destino?
- Não faço ideia...

Talvez falar em "passagem" deva você lembrar de uma viagem de passeio. Mas não é bem uma "viagem de passeio" a questão. Pense qual a passagem que você tem pego ultimamente? Qual o destino você esteja escolhendo?

Não da para se saber o destino. Infelizmente fazemos escolhas, e não sabemos com certeza onde vai dar. Ai o trem vai indo, passando por alguns "cenários", nos distraímos mas o trem continua andando. As vezes o cenário fica tão comum, tão corriqueiro que já faz parte da vida. Nem avaliamos se é bom ou ruim, se nos agrada ou não. Continuamos naquela viagem, porque já fazemos parte do cenário e, se mudar, descer do trem, o que será do cenário sem o nosso "papel"?

PAPEL!! Sim, o nosso papel. Mas quem o escreveu para nós? Ai que pode ser a parte triste. Porque se a vida é "minha" logo, devo EU escrever meu papel. Mas nem sempre é assim que acontece.

No decorrer da viagem deixamos alguém colocar uma vírgula aqui, um ponto aqui ou, quando não, deixamos outra pessoa escrever tudo! E vivemos aquilo que a pessoa quer, no cenário imposto goela abaixo, sem nem perceber.

Quando nos damos conta estamos em um lugar que, não sabemos como chegamos. Não sabemos como mudar o rumo da viagem, e depois de muito custo quando descobrimos como tomar o rumo desejado, não temos coragem. As figuras daquele "lindo" cenário, estão atrás, questionando:

- Porque vai deixar isso tudo aqui? E tudo que passamos! E todo o caminho até agora? Você não pode deixar! Você não deve fazer isso!

Mas lembre-se, o trem não parou, a viagem continua sendo feita e, se você está vendo o cenário e se sentindo parte dele, logo, você não é quem conduz esse trem.

Talvez ninguém acredite que você possa "pular" desse trem. Talvez ninguém nem imagine que você possa ter coragem de deixar o papel que escreveram para você. Não importa.

Se a viagem já não te agrada, mude de cenário, e na próxima, tente ser você a conduzir o trem.

Marco Rodrigues

4 comentários:

  1. Gostei.... descreve muito bem a vida... e é mais um toque pra pararmos e pensarmos mais em nós, e no que estamos passando e tentar decidir o que é melhor para nós mesmos...
    Parabéns, gostei mesmo...

    ResponderExcluir
  2. Muito bem pensado!
    Toda causa tem um efeito e o efeito nunca precede a causa. Se estamos no trem então de fato há um Maquinista e se utilizamos a figura do papel então há um Escritor. Não conduzo meu trem porque se assim fosse eu seria a causa de minha vida e não escrevo nesse "papel" porque se assim fosse eu já teria me reinventado.
    Sou apenas o "efeito".
    A causa? Cabe à nós investigarmos!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Marco!

    Todos deveríamos parar e ver se nossa vida esta na direção que queríamos para nós, mas nem sempre isso acontece, pois a correria do dia a dia não permite que pensemos em nós mesmo.

    Adorei

    bjss

    ResponderExcluir
  4. Muito bom!!
    Muito bom mesmo!!
    Quantas vezes deixamos nossa vida tomar rumo q nem mesmo entendemos.. ou fomos nós quem escolhemos.. ainda assim, simplesmente nos acomodamos e insistimos em continuar naquela direção (ainda q nos encha de bagagem q não pretendíamos carregar)...
    Necessário coragem para pular do trem! E assumir o controle!

    ResponderExcluir